Não é de hoje que esta tecnologia é estudada, há mais de 30 anos o LED tem sido utilizado em várias áreas de aplicação, ora em sistemas industriais, ora em equipamentos de alta fidelidade, em luzes automotivas ou em propagandas. O desenvolvimento desta tecnologia continua avançando a passos largos. Nos últimos anos, a eficiência em luminosidade vem aumentando significativamente podendo alcançar números impressionantes de 130 w/lumens.

Então podemos dizer que a primeira grande vantagem em fazer uso desta tecnologia é a eficiência. Lógico, mais por menos, creio que este seja um grande anseio de todas, menos esforço por mais rendimento. Isto é regra na vida da gente, isto é regra também para os equipamentos que usamos. É difícil encontrar quem não deseja comprar um carro, com preço de carro básico, porém receber um carro supereconômico, com todos os equipamentos de conforto e além do mais, com um motor potente.

Outro fator que precisamos comentar é sobre a durabilidade, comparando com os demais tipos de fontes luminosas, vemos que este é um grande motivo que diferencia esta tecnologia. Sistemas de lâmpadas incandescentes podem durar até 1000 horas, sistemas fluorescentes podem chegar até entre 4000 a 10000h, os de descargas podem variar entre 15000 a 25000h, porém um bom sistema em iluminação LED, quanto pode durar? Hoje, muitos fabricantes conseguem oferecer iluminação LED com 50000 até 80000 horas. Como assim, 80000h?

Pode ser até que você se espante, como me espantei com recebi esta informação, mas o fato é que esta diferença é real, pode-se sim atingir estes resultados com o sistema em LED.

Não obstante, existe um outro aspecto que diferencia este sistema dos demais, na qual acredito que o impacto será sentido a logo prazo. Falamos do viés ecológico, a ausência de gases tóxicos, eliminam as preocupações com descarte, outro ponto é livre de radiação ultravioleta e também Infravermelho (o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.).

E por último, gostaria de ressaltar as condições práticas, os sistemas LED garantem alta resistência a choque e vibração, proteção contra curto, sobretensão e sobrecorrente, acionamento instantâneo, entre muitos outros.

Diante do exposto, afirmo que esta não é mais a tecnologia do futuro, é do presente. E se bem escolhida, com critérios e orientação técnica, seu projeto de iluminação terá grande destaque e muita economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *